Introdução
O “Horizontes do Ser” é um projeto que nasceu da necessidade de acolher e apoiar cada pessoa em sua jornada de autoconhecimento como caminho que conduz à saúde mental e evolução espiritual. Este espaço foi idealizado com o intuito de proporcionar reflexões profundas sobre as dimensões biopsicosocioespirituais do ser humano. O autoconhecimento é abordado como um caminho essencial para a expansão da consciência individual — o que, consequentemente, reflete na no coletivo.
O que nos impulsiona a elaborar cada conteúdo é o indescritível sentido interior de mobilizar o nosso melhor em prol do aprimoramento de todos os que se afinizam com este paradigma evolucionário espiritual. Cada uma das pessoas que comporão esta comunidade será impactada por este esforço. Isso indica que tudo o que façamos deve nascer como uma fonte que nos faz vibrar como Ser, para além de cada existir.
O Início da Jornada de Autoconhecimento e Evolução Espiritual
Foram muitos dias… horas à fio, idealizando, planejando e sentindo o presente e o futuro do “Horizontes do Ser”. Não apenas para que outras pessoas se sintam acolhidas e compreendidas em seus desafios existenciais, mas também para incentivá-las a refletirem sobre quem realmente são nesta jornada imortal da vida.
A Inspiração no Autoconhecimento e na Evolução Espiritual
A filósofa, escritora e roteirista Lúcia Helena Galvão frequentemente nos lembra em suas palestras e aulas: “Que ser humano você quer ser quando tudo isso estiver concluído?”. Essa reflexão é um convite para uma caminhada contínua de autoeducação, impulsionada pela força motriz da vontade, aplicada no cumprimento do projeto que cada indivíduo possui consigo e com o coletivo.
Nosso Propósito no Horizonte do Autoconhecimento e da Evolução Espiritual
A sensação de dever a ser cumprido, aliada à busca pelo autoconhecimento e evolução espiritual, é o combustível que impulsiona os próximos passos deste propósito. A própria engrenagem da vida se encarrega de nos conduzir ao futuro, que tende a se revelar muito mais amplo do que este esboço idealizado.
O “Horizontes do Ser” tem como missão apoiar cada indivíduo em seu processo de autoconhecimento e evolução espiritual. Acreditamos que a compreensão das experiências biopsicosocioespirituais é essencial para a expressão plena da saúde e do bem-estar. A Professora Lúcia Helena Galvão também nos ensina que “a vida é cosmos e não caos. Ela obedece a um propósito, a um sentido. Os acontecimentos não são casuais. A natureza trama para nos levar a um nível de consciência cada vez mais alto e mais amplo em valores, virtudes e sabedoria.”
Reflexões sobre Autoconhecimento e Evolução Espiritual
Em profunda coesão com esse saber, como não evocar a poética expressão do intelectual mineiro Rubens Romanelli, no magistral livro “O Primado do Ser”:
“És, a um tempo, o ser e o vir-a-ser, a essência e a existência. Como ser, és o infinito em potência; como vir-a-ser, és a eternidade em ato. A potência é promessa que se faz ato, na ordem da existência e o ato é conquista que se torna aperfeiçoamento, na ordem da essência.”
Esta trajetória não se faz ao sabor de privilégios. Ela se firma na emanação de uma Sabedoria Divina que a tudo orquestra na perfeita harmonia universal, legando ao ser individualizado as possibilidades e ferramentas indispensáveis à manifestação das suas potencialidades latentes.
Neste descortinar de competências e virtudes, o Filósofo, Médico e Psicólogo André Luiz Peixinho lega à humanidade inestimável contribuição para com o paradigma evolucionário espiritual, na obra “Autoconhecimento e Evolução”. Ele afirma:
“Alguns indivíduos concentram sua identidade nos aspectos mentais da manifestação do ser, e por isso, o intelecto confunde-se com ele próprio. […] O conhecimento de si mesmo, a verdadeira identidade, só é possível de ser obtido quando alcançarmos a superação destas identificações que criam uma sensação ilusória de eu. Assim, conseguimos viver a experiência de transcendência das formas aparentes e verificamos que temos muitos veículos de manifestação, mas não mais precisamos nos confundir com eles.”
A Transformação Interior Através do Autoconhecimento e da Evolução Espiritual
A cada nova percepção sobre si mesmo e sobre a vida, o ser humano é capaz de ressignificar sua existência e o mundo ao seu redor. Como afirma o mestre espiritualista Mooji: “Eu não estou vendo o mundo como ele é. Estou vendo o mundo como eu sou. Isso significa que, o mundo como você o vê, reflete quem você pensa que é.” Esta jornada é um processo contínuo de autodescoberta e transformação.
Conclusão
O “Horizontes do Ser” é mais do que um projeto; é um convite para uma jornada de autoconhecimento como caminho para a saúde mental e evolução espiritual. Nosso propósito é proporcionar um espaço de reflexão e crescimento, onde cada indivíduo possa explorar suas potencialidades e identificar-se essência divina em jornada de aperfeiçoamento do seu manifestar.
Neste viver ininterrupto, o indivíduo se revela em uma coreografia multimilenar, capaz de explorar suas potencialidades latentes. Enquanto compreende e domina os complexos veículos de expressão do que é, segue gradualmente em direção aos cimos da plenitude. Nesse processo, o indivíduo nunca se desvincula da troca com o coletivo, de onde absorve os nutrientes que garantem seu florescimento, por compor a totalidade.
Referências Bibliográficas
- PEIXINHO André Luiz; Autoconhecimento e Evolução, Cap. VIII; Federação Espírita do Estado da Bahia.


